Segurança no Condomínios: condutas de segurança indispensáveis para evitar problemas com segurança em um condomínio
O principal ponto de morar em um condomínio é a segurança garantida pela instituição. Além da comunidade que se forma ao redor dos prédios e da convivência, a segurança oferecida pelo mesmo é um fator determinante para aqueles que optam por um prédio residencial em condomínio, no lugar de uma casa “de rua”.
Com isso, quais são as condutas de segurança que devem ser indispensáveis em um condomínio?
Funcionários
Ainda, deve-se sempre checar muito bem a integridade de todos os funcionários, tanto os antecedentes criminais dos mesmos, até a forma com que eles trabalham e lidam com as coisas do condomínio, sempre priorizando a segurança e bem estar do condomínio como um todo.
Muitos dos serviços são terceirizados, por isso é de extrema importância que o condomínio busque empresas idôneas e bem recomendadas, acompanhamento de síndico profissional ou de uma empresa de administração de condomínios competente, que garanta a apresentação da documentação necessária dos funcionários
Portarias
Sobre a forma dos funcionários trabalharem, também, é sempre importante a presença contínua de alguém na portaria e áreas de vigilância – caso não use o sistema de portaria virtual.
Além disso, deve-se atentar-se a comportamentos constantes e não habituais, como carros estacionados com muita frequência e dias específicos.
Cadastramento de Moradores e Visitantes
Criar e utilizar de cadastros que centralizam e padronizam a forma de moradores e empresas prestadoras de serviço terem acesso ao condomínio é mais que fundamental, por facilitar muito mais o controle de quem entra e quem sai do condomínio.
Ambiente
Por último, pode-se dizer que a segurança vai além de impedir possíveis ladrões de entrarem nas dependências do condomínio, na verdade, preservar a higiene do condomínio também é uma medida de segurança contra possíveis surtos de pragas e até mesmo doenças.
Portanto, postos específicos para o lixo e recicláveis são indispensáveis para um condomínio seguro.
Em conclusão, a segurança é um conceito bem abrangente, podendo abordar desde o cuidado com reciclagem e a saúde ambiental do condomínio, mas não se deve deixar de se atentar aos riscos mais “clássicos” de segurança, como a entrada de pessoas indesejadas no condomínio e evitar possíveis roubos e fraudes no nome do mesmo. Usar um sistema de cadastro padronizado e garantir que os funcionários são pessoas de confiança é imprescindível, para uma melhor segurança e conforto em um condomínio.