A tecnologia surgiu para ajudar e facilitar trabalhos, contatos, amizades e outras instâncias da nossa vida, entretanto, conforme esse âmbito benéfico cresce, aqueles que usam a tecnologia para tirar proveito de outras pessoas também avança.
Sendo assim, dentro do condomínio, entenda como alguns golpes funcionam e maneiras de se prevenir contra eles.
É inegável que aplicativos de comunicação como Whatsapp e Telegram tem sido palco para novos golpes e formas de extorsão, entretanto, ao olhar para o âmbito condominial, muitos golpes ainda são aplicados através do sistema de portaria.
Assim, golpes envolvendo entrega de comida por delivery e aplicativos são bem comuns, podendo ser aplicado diretamente no condômino, ou através da portaria.
No primeiro caso, o golpe é aplicado durante o uso do aplicativo, onde o motorista diz ter sofrido um acidente e que outra pessoa irá ser responsável pela entrega, após isso, uma central de atendimento falsa confirma a história. O criminoso, então, leva uma máquina de cartão adulterada – enquanto o visor mostra o valor correto, o dinheiro que é creditado da conta é muito maior. Esse golpe tem sido muito comum e, para evitá-los, é importante o síndico avisar sobre para os condôminos através de uma circular, conscientizando os moradores.
Já o segundo golpe se aproveita do aumento de delivery nos condomínios. Neste, o criminoso se passa por um entregador para ter acesso ao interior do condomínio e, uma vez dentro, realiza seus assaltos. Neste caso, é importante que a portaria não permita que os entregadores transitem dentro do condomínio. Em caso de delivery, então, o condômino recepciona o entregador, indo até a portaria, sendo a opção mais segura.
Estes são apenas alguns dos golpes recorrentes em condomínios, entretanto, a portaria, síndico e administradora devem estar sempre atentos aos novos golpes que surgem e começam a ser aplicados, para manter a segurança e bem estar dentro do condomínio.