Síndico Profissional: o que faz e como contratar?

Existe a possibilidade de que durante a votação para síndico em um condomínio, nenhum dos condôminos opte por ocupar o cargo. Neste caso, a comunidade precisa achar e contratar um síndico profissional, alguém para exercer o cargo no condomínio, porém, sem ser um morador.

Mas, afinal, como trabalha, o que é e como achar um síndico profissional?

Em curtas palavras, o síndico profissional administra o condomínio como se fosse um condômino, entretanto, não mora no local como seria de praxe. Isso gera uma série de vantagens e, a imparcialidade nas tomadas de decisões pelo condomínio, é a maior dela.

O tempo do contrato de um síndico profissional é de dois anos, podendo ser renovado após o término deste período.

Suas responsabilidades são as mesmas de qualquer síndico, agendar e conduzir as assembleias, representar de forma jurídica o condomínio, organizar os gastos e receitas do condomínio e as pautas de interesse geral dos moradores.

Além do mais, algo que difere um síndico convencional do profissional – além do investimento que existe nesta profissão, já que é alguém especializado na gestão de um condomínio e, logicamente, vai ser mais eficiente – é justamente a imparcialidade, visto que ele não tem nenhuma conexão emocional com os moradores, algo que poderia atrapalhar uma boa gestão.

Vantagens de se contratar um síndico profissional:

  • Experiência
  • Praticidade e objetividade
  • Eficiência
  • Imparcialidade
  • Evita desgaste na convivência entre moradores

Como contratar?

Desta forma, existem diversos modos de se contratar um síndico profissional. Seja através de indicação da administradora do seu condomínio, ou procurando em sites hospedados na internet, que oferecem opções de profissionais a serem contratados.

Entreviste o síndico profissional como se fosse um novo funcionário, solicite outras referências e converse com os moradores de outros condomínios gerenciados por ele.

Então, resumidamente, o síndico profissional nada mais é do que alguém de fora do condomínio que, por falta de condôminos interessados no cargo, exerce a função do sindicato, realizando todo o trabalho normal de um síndico.

Compartilhe: